Essa palavra anda em alta ultimamente, mas você deve estar curiosa para saber de onde veio essa palavra e porquê esses bichinhos tão fofos tem esse nome meio estranho né?

O O SIGNIFICADO  DE AMIGURUMI

Essa palavra não é brasileira, já deu para perceber né rsrs. 

Pela semelhança com a palavra ORIGAMI já dá para imaginar que sua origem foi no Japão. Então é isso mesmo foi lá que tudo começou.

Amigurumi em Japonês.fw  1 - O QUE É AMIGURUMI E POR QUE ESTÁ FAZENDO TANTO SUCESSO
AMIGURUMI EM JAPONÊS
Rosinha fundo branco 230x300 - O QUE É AMIGURUMI E POR QUE ESTÁ FAZENDO TANTO SUCESSO

MINHA PRIMEIRA BONECA

Eu vou te mostrar como fazer uma boneca de crochê pode ser simples e fácil, mesmo que você nunca tenha feito amigurumi antes. 

Comece hoje mesmo a tecer sua boneca e se surpreenda com os resultados.  Curso em vídeo. COMPRAR

A palavra AMIGURUMI tem seu significado na origem de duas outras palavras japonesas: AMI – que significa malha/crochê entre outros significados e Nuigurumi – que significa bicho de pelúcia. 

Com a junção dessas duas palavras surgiu a palavra AMIGURUMI que se popularizou com o significado de Bicho de Crochê.

Em japonês: あみぐるみ

CURIOSIDADE

Um fato curioso é que o amigurumi já fazia parte da cultura japonesa, porém ganhou força na década de 80 com o surgimento da personagem Hello Kitty. A personagem ganhou uma versão amigurumi e logo se tornou febre no Japão, o que deu muita popularidade para o amigurumi impulsionando o mercado com novos personagens e bichinhos fofos.

Hello Kitty.fw  - O QUE É AMIGURUMI E POR QUE ESTÁ FAZENDO TANTO SUCESSO

Hello Kitty

Com a expansão da cultura Japonesa ao redor do mundo o amigurumi ficou conhecido em vários países do oriente chegando até o Brasil. Depois disso, no Brasil, logo caiu no gosto das crianças, jovens e adultos ganhando adeptos por todo o país.

AMIGURUMI E A CULTURA POP

O sucesso do amigurumi é tão grande que além dos tradicionais bichinhos fofos e bonecas, ganhou espaço dentro da Cultura Pop, onde vários personagens marcantes ganharam a sua versão amigurumi.no

vingadores - O QUE É AMIGURUMI E POR QUE ESTÁ FAZENDO TANTO SUCESSO
imagem: Artecrochê Amigurumis

COMO É FEITO O AMIGURUMI

A processo de execução é todo artesanal e por ser feito a mão permite que cada peça seja única, uma vez que é praticamente impossível fazer um trabalho idêntico a outro.

Confeccionados com linha de algodão ou lã e agulha mediana de 4mm, o ponto mais usado é o ponto baixo.

Para você começar sugiro adquirir um dos kits da linha Círculo, pois já vem completo para fazer um bichinho, no kit tem: linhas, agulha de crochê, agulha para costura, enchimento, olhinhos e marcador de ponto.

Depois é só você adquirir outras linhas para seus próximos trabalhos.

Kit amigurumi.fw  - O QUE É AMIGURUMI E POR QUE ESTÁ FAZENDO TANTO SUCESSO
Kit Amigurumi Linhas Círculo

Tudo começa com o anel mágico e ao redor dele são introduzidos os primeiros pontos. Com a utilização do anel mágico evita-se que fique um furinho no centro da esfera, o que garante um acabamento perfeito.

Os pontos também são cuidadosamente trabalhados, de forma que fiquem bem fechados, evitando que o enchimento saia.

O amigurumi pode ser feito de vários tamanhos, mas o tamanho mais usual é de 10 a 30cm. Para que o tamanho fique maior pode-se usar uma espessura de linha mais grossa e uma agulha maior.

CRIATIVIDADE E FINALIDADES

Além dos bichinhos fofos e personagens os amigurumis também estão ganhando espaço entre os itens utilizados para lembrancinhas.

Lembrancinhas.fw  - O QUE É AMIGURUMI E POR QUE ESTÁ FAZENDO TANTO SUCESSO
imagem: Revista Artesanato

Essas lembrancinhas podem ser para chá de bebê, chá de panela, aniversário, casamento, eventos, enfim onde há espaço para criatividade há espaço para amigurumi.

Uma forma também muito encontrada de amigurumi são os chaveirinhos e os mini bichinhos colecionáveis. São itens que podem ser confeccionados de forma rápida e também podem ser vendidos em maior escala.

AMIGURUMI COMO FONTE DE RENDA

Aliás, por falar em vendas, essa arte milenar importada do Japão tem uma excelente aceitação no mercado brasileiro e várias artesãs estão trocando outros tipos de trabalhos manuais pelo amigurumi.

Por empregar basicamente um único tipo de ponto, a repetição faz com que os trabalhos de amigurumi se tornem mais produtivos do que outras peças feitas em crochê. Portanto, quanto maior a produtividade mais peças podem ser executadas e consequentemente vendidas.

Trabalhar com amigurumi pode ser uma ótima fonte de renda.

Você pode produzir peças sob encomenda, ou fazer um estoque para vender a pronta entrega, divulgando entre amigas e familiares, oferecendo o produto em lojinhas de presente ou até mesmo fazendo vendas online.

Quer saber como abrir uma loja virtual?

FÁCIL E PRODUTIVO

Se você já sabe fazer crochê experimente fazer um bichinho e surpreenda-se com a rapidez do desenvolvimento do trabalho.

E se você nunca fez crochê antes, essa uma ótima oportunidade para começar a aprender.

DyoQrSyVsAAvR5Q 1024x767 - O QUE É AMIGURUMI E POR QUE ESTÁ FAZENDO TANTO SUCESSO

Aqui no Blog você vai encontrar muitas dicas ensinando o passo a passo para você que quer iniciar agora.

E para você que já sabe fazer amigurumi eu vou disponibilizar as melhores receitas.

O que você acha?

Deixe nos comentários qual receita você gostaria de ver o passo a passo aqui no Blog.

Ah e não esqueça de me seguir nas redes sociais para acompanhar as novidades e para batermos aquele papo bacana sobre amigurumi.

Vejo você no próximo post! Abç